quinta-feira, 13 de abril de 2017

O DIABO QUE TE CARREGUE
Capítulo 2
 
A Invenção da Personificação do MAL
 
Agora sim, vamos tratar das personagens e figuras do mal.
Comecemos pelo elástico conceito de DEMÔNIO.
 
Essa palavra vem do grego (transliterado) "daimon", e do latim tardio "daemoniu", que significa seres incorpóreos, bons e maus; gênio inspirador bom ou mau; espírito humano bom ou mau, bem de acordo com a visão monista da divindade, que tinha o poder absoluto para fazer o bem e o mal.
 
Está escrito em Mateus 17:14-18 que, um pai desesperado vai até Jesus, se ajoelha e implora: "Ó Senhor, meu filho tem ataques e sofre muito, se joga na água e no fogo, e os apóstolos não conseguem curá-lo". Então Jesus se queixa: "Ó geração incrédula e perversa. Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de suportá-los?". Mas, apesar desse transtorno, Jesus decide resolver o problema; "Tragam-me o menino", manda o curandeiro que, enfim repreende (!) e expulsa o demônio do "possuído" menino, curando-o. Que tocante!
 
Quase dois mil anos depois, surgiu na Áustria um tal de Sigmund Freud, que estudou o cérebro e a psíque humana, e este sim, "curou-nos" dessa insanidade, dessa falácia bestial das nossas cabeças; de que pessoas com problemas mentais eram pessoas endemoniadas; de que eram possuídas pelos demônios, quando, na verdade, muitas dessa pessoas, poderiam serem curadas com tratamento adequado, especializado. Freud não trouxe a cura definitiva das doenças psiquiátricas (como em quase todas as doenças em geral), mas ele mudou para melhor a forma como devemos lidar com tais problemas.
Porém, não se engane; ainda hoje tem muito fanático com as mesmas antigas e decréptas ideias religiosas buscando exorcistas por aí. Essa demência... nem Freud explica.
 
SATANÁS, do latim "satanas" significa "aquele que arma ciladas". É uma extensão de "satã", do latim "satan", do grego "satãn" e também do hebraico "satan". Em nossas bíblias em português está assim em 1Coríntios 21:1 "Satan levantou-se contra Israel... ". Mas, neste caso, sendo apenas um artigo indefinido, que significa adversário, opositor, acusador do homem. Artigo esse que poderia ser dado ao próprio homem ou a qualquer pessoa, qualquer anjo. Mas esse artigo não era especificamente um nome de uma entidade poderosa; não um adversário de Deus Todo Poderoso, como estamos acostumados atualmente. Isso só vai tomar forma no Novo Testamento
 
Na tradição judaica Satan era um dos anjos de Javé que advogava junto a ele a colocação dos homens à prova, acusando-os. Somente em Jó 1:6-12  esse anjo aparece pela primeira vez com​ o pronome Satanás; palavra que passou a significar especificamente o "espírito do mal". Já no Livro do Apocalipse, escrito a aproximadamente no ano 100 da nossa Era, narra a expulsão de um"dragão do céu", que levou consigo um exército (1/3 do total) de anjos, passando a ser o adversário de Deus, além de ser o perseguidor dos​ homens.
 
RICHARD HOFFMAN

2 comentários:

  1. Grande Bebedouro,

    Você fez um "blogger" para o Richard Hoffman.
    Que bom!

    ResponderExcluir
  2. É O MINIMO QUE POSSO FAZER PROFESSOR
    OS TEXTOS DELE É FENOMENAL

    ResponderExcluir