quinta-feira, 13 de abril de 2017

O DIABO QUE TE CARREGUE
Capítulo 3
 
A Invenção da Personificação do MAL
 
Os demônios representam um conjunto de seres espirituais, mas a concepção humana exige que todo conjunto ou conselho tenha um chefe. Assim, para chefe dos demônios, foi escolhido o DIABO. Essa palavra vem do grego "dia-bolos" e do latim "diabolu". Pode ser traduzida como "aquele que desune", em contraposição do grego "sin-bolos", aquele que une. Na literatura teológica, Diabo também tem significado de acusador, caluniador, questionador etc..
 
Lúcifer é uma criação de São Jerônimo (348 - 420).
 
Os chamados Pais da Igreja, do século I ao século IV da nossa Era foram mestres na arte de "interpretar" o Antigo Testamento sob a ótica da missão de Jesus.
 
Assim, Jerônimo tomou Isaías 14:12 e criou Lúcifer, o adversário de Deus. Observe o que diz Isaías 14:12: "Como é que você caiu do céu, estrela da manhã, filho da aurora? Como é que você foi jogado por terra, agressor das nações?".
 
Isaías está, na verdade, admoestando o rei da Babilônia. Numa linguagem simbólica ele o compara ao planeta Vênus, adorado como símbolo do divino em todo o Crescente. É Isaías fazendo um paralelo com o fenômeno da queda de Vênus, que desaparece no horizonte ao raiar do dia; diz que a "estrela da manhã" caiu do céu. Isso conjugado com o verso 15: "Contudo serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo", fez com que Jerônimo associasse essa passagem com Apocalipse 12, onde o dragão (Diabo/Satanás) é expulso do céu pelo arcanjo Miguel, e precipitado na Terra. Como Isaías se refere à queda da "estrela da manhã" que era conhecida como portadora da luz, Jerônimo, em sua tradução para o latim, a definiu como LUX + FERE = LÚCIFER = portador da luz; o anjo caído.
 
Trata-se de uma interpretação forçada, porque​ no livro do Apocalipse está escrito que o portador da luz é o próprio Jesus: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã" (Ap. 22:16). Jesus sempre se associava ao planeta Vênus (estrela d'Alva); "Assim como também recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã", diz ele em Apocalipse 2:28. A luz está relacionada a Jesus também em 2Coríntios 4:6 e em Mateus 2:2.
 
Em 2 Pedro 1:19, referindo-se a Jesus, está: "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o portador da luz (Lúcifer) era Jesus! Porém, é bom lembrar que a palavra Lúcifer não é encontrada em lugar algum em toda a Bíblia, óbvio. Jerônimo, o criador da Vulgata (substituindo a lendária Septuaginta) deu o nome de Lúcifer a ninguém menos que o símbolo dá escuridão: Satanás! Oras, o Diabo não pode ser representado como o portador da luz, pois ele significa o mal e as trevas. Jerônimo errou dando o título que deveria ser do Cristo ao adversário. Ele não deve ter lido João 8:12      "Falou-lhes, pois Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz das vida".
 
RICHARD HOFFMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário